Passar para o conteúdo principal

Cadastro de equipamentos (Para utilização do app)

Veja como fazer o cadastro de equipamentos e a gestão dos colaboradores autorizados para registrarem o ponto em cada celular ou tablet.

Danilo Mucinato avatar
Escrito por Danilo Mucinato
Atualizado há mais de 2 meses

Olá, RH! Neste artigo você vai ver como fazer um gestão eficiente de seus equipamentos destinados ao registro de pontos dos colaboradores. Esse procedimento pode ser utilizado tanto para cadastro de equipamentos de uso individual (equipamento destinado apenas para um colaborador) ou de uso coletivo (equipamento utilizado por dois ou mais colaboradores da sua empresa).

É importante que você saiba que este procedimento é exclusivo para a utilização do aplicativo novo da TWO (cores branco, rosa e azul). Esse é o ícone do aplicativo em celulares e tablets:

Veja como fazer download do aplicativo clicando aqui

Cadastrando equipamentos de uso individual

Neste procedimento, você verá como fazer a ativação de um equipamento de uso individual, ou seja, apenas um colaborador vai utilizar o equipamento configurado.

O procedimento é simples, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesso CONFIGURAÇÕES > COLABORADORES

  2. Seleciona o colaborador desejado clicando em cima do nome

  3. Na tela de cadastro do colaborador na sessão de "Acesso via App ou Quiosque" clica no botão GERAR CÓDIGO na área de "Código de ativação do aplicativo (nova versão)"

  4. Informe esse código de 12 dígitos gerado para o seu colaborador fazer a ativação do aplicativo

Veja como fazer a ativação do aplicativo clicando aqui.

Dica: O código de ativação pode ser utilizado apenas uma vez por colaborador.

Cadastrando equipamentos de uso coletivo

Neste procedimento, você verá como fazer a ativação de um equipamento de uso coletivo, ou seja, dois ou mais colaboradores vão utilizar o equipamento configurado. Vamos lá:

1. Acesse CONFIGURAÇÕES > EQUIPAMENTOS

2. Clique em "Incluir novo equipamento"

3. Preencha o cadastro neste tela de acordo com as necessidades da sua utilização de equipamento. Veja a seguir o detalhamento de como preencher cada campo:

Campo

Instruções

Equipamento

Preencha com o nome do equipamento que está cadastrando. É importante utilizar um nome que facilite a identificação deste equipamento. Este nome aparece na tela de configurações do aplicativo instalado em celular e/ou tablets.

Detalhes

Campo aberto de texto para trazer descrições adicionais sobre este equipamento. As informações são destinadas para uso interno e são exibidas apenas nesta tela

Código de ativação

São os dois códigos gerados para ativação do aplicativo. Este informação é preenchida automaticamente após salvar as informações do cadastro de seu equipamento ao final da tela

Número de série

Número de série do aparelho (celular ou tablet) captado no momento da ativação do aplicativo. Este campo vai permanecer em branco até a ativação do aplicativo.

Botão "Limpar"

Utilizado para revogar a ativação já realizada, liberando o código para uma nova ativação. Caso utilize a função "Múltiplas instalações", não há necessidade de limpar os dados de ativação para utilizar os dados deste equipamento novamente.

Exemplo de aplicação: Foi trocado o tablet/celular e precisa de uma nova instalação, sendo que o aplicativo não vai mais ser utilizado no tablet/celular anterior.

Múltiplas instalações

Assinale este campo caso precise que os códigos de ativação possam ser utilizados por vários aparelhos.


Exemplo de aplicação: Um mesmo código gerado será utilizado em diversos tablets espalhados pela empresa. Nesse cenário o mesmo código de ativação fara a comunicação com todos os tablets.

IMPORTANTE: Ative essa funcionalidade apenas para ambientes controlados, onde o código de ativação não será compartilhado, pois não haverá a possibilidade de revogação de equipamentos pontuais de que utilizarem este código, ou seja, caso precise revogar este código (remover permissão de uso), todos os aparelhos que utilizaram este código serão impactados.

Data de ativação

Data em que o celular/tablet realizou a ativação deste equipamento. Este campo vai permanecer em branco até a ativação do aplicativo.

Tipo de marcação

  • Facial: possibilidade de utilização do TWOFast para registro de ponto naquele equipamento. Disponível apenas para equipamentos compartilhados. Veja mais detalhes clicando aqui.

  • PIN: possibilidade de fazer o registro de ponto utilizando PIN e Senha.

  • Crachá: Formato de registro de ponto utilizando o código de barras do crachá como autenticação do colaborador. Consulte nosso time de Suporte para ter mais detalhes sobre o formato de código de barras aceito.

GPS

Quando marcado a opção "GPS é opcional", caso a localização não seja recuperada no momento do registro de ponto, não haverá nenhum bloqueio por parte do aplicativo.

Quando essa opção está DESMARCADA, é obrigatório a recuperação da localização geográfica do GPS para que o colaborador consiga registrar o ponto.

Sugestão de uso: manter essa opção ativada quando o aparelho para marcar o ponto estiver posicionado em locais com baixa latência de sinal, locais muito fechados como shopping e prédios, ou locais subterrâneos.

Carca Virtual

Ao ativar a opção "Obrigatório estar dentro da cerca virtual", seu colaborador precisará, obrigatoriamente, estar dentro de uma das localidades cadastradas para conseguir registrar o ponto.

Veja mais detalhes sobre essa funcionalidade clicando aqui.

Horário automático

Ao habilitar a opção "Desconsiderar o horário automático", não haverá uma validação se o horário do aparelho está configurado como captação automática da rede. Essa validação se aplica tanto para o horário quanto fuso horário do aparelho utilizado.

IMPORTANTE: Essa opção deste estar MARCADA para possibilitar o uso para registro de ponto offline para iPhone (sistema operacional iOS).

Quem pode usar

Assinale a opção "Liberação do equipamento para toda empresa" quando não haverá restrição de uso deste equipamento, ou seja, todos os colaboradores cadastrados em seu ambiente poderão utilizar este equipamento para registro do ponto.

IMPORTANTE: Ao ativar essa funcionalidade, o seu cadastro de "Empregadores" e "Colaboradores" do equipamento devem estar em branco, ou seja, sem nenhum CNPJ/Colaborador vinculados.

Ativo

Quando assinalado este equipamento estará ativo para utilização. Lembrando que para revogar o acesso, o ideal é utilizar o botão "Limpar" antes de inativar o equipamento.

Botão Empregadores

Permite criar restrições de uso por empregadores. Mais detalhes no item "A)" abaixo desta tabela.

Botão Colaboradores

Permite criar restrições de uso por colaboradores. Mais detalhes no item "B)" abaixo desta tabela.

A) Caso o equipamento cadastrado deva ser utilizado apenas para empregadores determinados do seu ambiente, selecione o(s) empregador(es) (este botão só será habilitado depois que clicar no botão "Salvar"):

B) Caso o equipamento cadastrado deva ser utilizado apenas para colaboradores determinados do seu ambiente, selecione o(s) colaborador(es) (este botão só será habilitado depois que clicar no botão "Salvar"):

4. Após clicar no botão "Salvar" vai ser gerado um código de ativação de 12 dígitos que deve ser utilizado para validar o equipamento desejado.

Veja como fazer a ativação do aplicativo clicando aqui.

Dica: Para ter controle individual dos seus equipamentos utilizados, é recomendado criar um equipamento para cada ativação.


Perguntas frequentes:

  • Um colaborador pode estar vinculado a mais de um equipamento?

    Resposta: Sim! Inclusive o seu colaborador pode ter um equipamento configurado para uso individual e também estar vinculado a uma ou mais equipamentos de uso coletivo.

  • Precisei reinstalar o aplicativo, posso usar o mesmo código de ativação usado anteriormente?

    Resposta: Se for o mesmo aparelho (celular/tablet) sim, caso contrário você deve cadastrar um novo equipamento.

  • Inseri novos colaboradores a um equipamento de uso compartilhado, depois de quanto tempo ele pode marcar o ponto?

    Resposta: Caso o seu dispositivo esteja com acesso a internet o vínculo ocorre de forma imediata. Caso precise usar o tablet de forma off-line, force uma sincronização pela tela de configurações.

Respondeu à sua pergunta?