Olá, RH! Neste artigo você verá o passo a passo para ajustar o horário de registro de ponto de seu colaborador quando o aparelho celular/tablet estiver captando o horário de verão automático.
Apesar do Governo Federal ter revogado a aplicação do horário de verão em 2019, alguns celulares/tablets continuam registrando o horário de verão devido a versão do sistema operacional, onde o Google fez a atualização para remoção do horário de verão apenas em aparelhos mais novos. É importante que saiba que identificamos essa situação apenas com celulares Android.
Importante: Tivemos relatos da captação do horário de verão automático em celulares/tablets com versão do Android 8.0 ou inferior.
Apesar das operadoras de celulares terem realizado um procedimento interno, onde conseguiram alterar o sinal do horário para o aparelho, o aplicativo da TWO ainda continuava recebendo o sinal de horário errado.
Como identificar que o meu colaborador está com problema no horário de verão automático?
O principal sintoma é que o horário que aparece no aplicativo para seu colaborador registrar o ponto, estará com 01:00 hr de diferença do horário do aparelho. Veja um exemplo a seguir:
Além disso, ao acessar as configurações do app, verá que será mostrando como SIM para o horário de verão:
Como corrigir o horário do celular?
O processo de correção ocorre por dentro do seu ambiente da TWO, onde você dever acessar o equipamento que o colaborador está utilizando. Para isso vá em CONFIGURAÇÕES > EQUIPAMENTOS > SELECIONA O EQUIPAMENTO DESEJADO.
Caso seja um equipamento uso individual, não deixei de assinalar o flag "Listar Equipamentos de uso individual" na tela de equipamentos para que todos os equipamentos individuais sejam listados:
Na tela do equipamento, preencha o campo "Fuso horário" com "-1" e na sequencia clique em salvar:
Importante: Caso o campo de fuso horário não esteja disponível na sua tela de configuração de equipamentos, acione nosso time de suporte para habilitar essa função em seu ambiente.
Caso após esse ajuste o horário continue divergente no aplicativo do seu colaborador, solicite que ele clique em "Forças sincronização" na tela de configurações:
Importante: Este contorno sobrepõe qualquer configuração de fuso existente no cadastro do equipamento.
Pergunta frequentes
Mesmo após realizar este procedimento o horário de registro de ponto do meu colaborador continua divergente. E agora?
Resposta: Nessa situação, abra um chamado para nosso time de suporte, enviando um print da tela de registro de ponto (onde deve aparecer o horário do celular e o horário que está sendo exibido na tela de registro de ponto), além de um print da tela de configurações do aplicativo.
Meu colaborador está em um país onde realmente existe a vigência do horário de verão e este procedimento não ajustou o horário devidamente. O que fazer?
Resposta: Acione nosso time de suporte informando o país em que seu colaborador se encontra. Não deixe de enviar um print da tela de registro de ponto (onde deve aparecer o horário do celular e o horário que está sendo exibido na tela de registro de ponto), além de um print da tela de configurações do aplicativo.