Olá, RH! Neste artigo você vai entender como ganhar mais agilidade no momento do registro do ponto. Esse procedimento é indicado para ambientes com alto volume de colaboradores registrando o ponto no mesmo horário ou para colaboradores que possuem pouca familiaridade com tecnologia e precisam de uma rotina de registro de ponto ainda mais simplificada.
Com o método de registro de ponto TWOFast seu colaborador não precisa utilizar as chaves de acesso de login, sendo que o registro do ponto ocorre diretamente pelo reconhecimento facial.
Essa funcionalidade está disponível apenas pelo uso dos aplicativos.
Importante: Para utilizar este método o dispositivo deve estar conectado com à internet durante todo o processo de registro do ponto.
Configurando seu ambiente para utilizar o método de registro de ponto TWOFast
Antes de começar a utilizar essa funcionalidade é imprescindível que você tenha as configurações corretas em seu ambiente para um bom funcionamento do reconhecimento facial.
Essa etapa de configuração é bem simples, basta adicionar no mínimo 3 fotos de referência para seus colaboradores no cadastro. Essa etapa é fundamental, pois é neste momento que você mostra para o sistema da TWO como reconhecer cada um de seus colaboradores.
Para atribuir as fotos de referência para seus colaboradores siga o passo a passo a seguir:
Acesse CONFIGURAÇÕES > COLABORADORES
Selecione o colaborador desejado e na sequencia acesse a aba FOTOS
Selecione as fotos de referência dos seus colaboradores por dois caminhos disponíveis, sendo:
Faça upload de fotos de referência dos seus colaboradores clicando no botão ESCOLHER ARQUIVO e na sequencia clique em APLICAR FOTO
Clique em EDITAR FOTOS e na tela seguinte selecione as fotos de registros de ponto anteriores ou faça a captura de uma foto no momento deste cadastro clicando em TIRAR FOTO e na sequência clique em APLICAR FOTO
E depois
Ou desça a tela e selecione as fotos de registros anteriores:
Dica: Utilize fotos de referência que a face do colaborador esteja totalmente visível, sem utilização de adereços, com boa resolução e boa iluminação. Evite fotos distantes, com edição ou efeitos, com baixa qualidade, muito escuras e com outras pessoas ao fundo.
Acionando a funcionalidade TWOFast no seu dispositivo
Agora que você já fez a configuração das fotos de referência, veja como é simples ativar o método de registro de ponto TWOFast no seu dispositivo.
Esta funcionalidade está disponível em ambas as versões do nosso aplicativo! Veja aqui abaixo acionar o TWOFast no seu dispositivo de acordo com a versão do seu app:
Importante: No momento, essa funcionalidade está disponível apenas para dispositivos com sistema operacional Android.
Dica: No momento no registro de ponto é importante evitar que mais de um colaborador apareça na zona de captura facial.
Versão 1 do aplicativo (layout verde):
Clique no ícone do TWOFast na tela inicial do aplicativo
Clique no ícone da câmera para registrar o ponto
Verifique a mensagem de confirmação de registro do ponto
Versão 2 do aplicativo (layout rosa e branco):
Clique no ícone do TWOFast na tela inicial do aplicativo
Clique em MARCAR PONTO
Confirme a identificação do colaborador
Verifique a mensagem de confirmação de registro do ponto
Perguntas frequentes:
Meu colaborador não está sendo reconhecido, o que devo fazer?
Resposta: Primeiro verifique se as fotos de referência foram bem selecionadas e se o local que o seu colaborador está fazendo o registro de ponto tenha acesso a internet e boa iluminação. É importante que não tenham outras pessoas atrás no momento do registro do ponto.
Meu colaborador tenta registrar o ponto, mas aparece uma mensagem dizendo que ele não está autorizado para registrar o ponto. O que fazer?
Resposta: Essa mensagem ocorre quando o colaborador é reconhecido, mas não possui autorização para registrar o ponto naquele dispositivo. Veja nosso artigo de cadastro de equipamento clicando aqui e vincule seu colaborador ao equipamento que ele fará o registro do ponto