Olá, RH! Veja neste artigo como realizar a configuração dos seus equipamentos para restringir o registro de ponto apenas em localidades cadastradas. Nesse cenário, caso seu colaborador não esteja em uma localidade que você tenha definido, não será possível realizar o registro de ponto.
Essa funcionalidade é indicada quando é necessário que seu colaborador esteja em um determinado local para conseguir laborar suas atividades, além disso, também pode ser utilizada em endereços de clientes que o colaborador atenda ou até mesmo para localidades relacionadas a trabalho remoto e home office.
Importante: Essa funcionalidade está disponível apenas para o aplicativa da TWO versão 2.0.0 ou superior.
É importante que você saiba que essa funcionalidade é configurada a nível de equipamento, ou seja, pode ser configurado para alguns equipamentos terem esse bloqueio e outros não. Caso precise de ajuda em relação ao cadastro de equipamentos, veja nosso artigo sobre este tema clicando aqui.
Vamos para as configurações!
Vá em CONFIGURAÇÕES > EQUIPAMENTOS:
E na sequencia selecionar o equipamento desejado clicando no ícone do lápis. Lembrando que para listar nessa tela os equipamentos de uso individual, é necessário selecionar a opção na parte direita da sua tela (demonstrado na seta azul):
Na tela do equipamento, seleciona a opção "Obrigatório estar dentro da cerca virtual" e clique em "Salvar":
Com essa configuração realizada, o equipamento fara a exigência de que o colaborador esteja em uma localidade cadastrada para que seja habilitado o registro de ponto. Para o funcionamento adequado é importante que o seu cadastro de localidades esteja correto. Veja mais informações sobre o cadastro de localidades clicando aqui.
Confirmando o funcionando durante o uso do aplicativo
No aplicativo, o colaborador conseguirá verificar se está dentro da localidade cadastrada para registrar o ponto. Caso ele esteja dentro da localidade exigida pela empresa, o ícone da localidade estará verde e exibindo o nome da localidade cadastrada, conforme print abaixo:
Caso o colaborador não esteja em uma localidade cadastrada, o ícone da localidade estará vermelho e exibindo a mensagem "Você não está em uma cerca virtual válida, cliquei aqui para atualizar", conforme o print abaixo:
Em caso do colaborador tentar marcar o ponto fora das localidades cadastradas, a seguinte mensagem será exibida:
Importante: Caso o colaborador esteja na localidade cadastrada e mesmo assim a mensagem de "Você não está em uma cerca virtual válida, clique aqui para atualizar" esteja sendo exibida, basta clicar em cima do ícone da localidade para fazer uma revalidação dos dados fornecidos pelo GPS do aparelho.
Situações de atenção em caso do bloqueio por cerca virtual não esteja funcionando adequadamente
Cadastro incorreto de localidades
Avaliar o seu cadastro de localidades para validar que os locais de trabalho do seu colaborador estejam cadastrados corretamente. É importante verificar se o círculo da localidade (raio de precisão) estão realmente adequados para o local que o colaborador registra o ponto, lembrando que quanto menos o raio de precisão, mais difícil é a correspondência durante o processo de registro de ponto.
Nesse cenário, é importante que faça teste de aumentar o raio de precisão para evitar falsos negativos. Um raio de precisão recomendado é de 100 metros.
Um teste importante a fazer nesse sentido, é abrir o aplicativo de mapas do equipamento e avaliar qual é a localização fornecida, assim terá um parâmetro do local efetivamente da posição atual do colaborador em comparação com a localização fornecida pelo dispositivo.
GPS sem a precisão adequada
Tanto aparelhos Android quanto iOS (IPhone), possuem uma configuração adicional de GPS de alta precisão, que é uma configuração mandatória para o funcionamento adequado do funcionalidade de cerca virtual. No Android o nome da configuração é "Usar local exato", "GPS de alta precisão", "Melhorar precisão do local" ou outras variações, dependendo da versão do sistema operacional. No iOS (IPhone), essa configuração vem com o nome de "Localização precisa".
Em ambos os casos, essa funcionalidade está presente na tela de configurações de localização/GPS.
GPS do equipamento com falha de funcionamento
É importante verificar se o GPS está em pleno funcionamento no equipamento utilizado, um bom teste para ser realizado é abrir aplicativos como Mapas, Waze, Google Maps, iFood, Uber e outros similares, com objetivo de avaliar se estes aplicativos que exigem a localização do aparelho estão funcionando adequadamente.
Caso estes aplicativos também não estejam captando a localização de forma adequada, é um sinal de que há um problema no equipamento, o que pode inviabilizar o uso da funcionalidade de cerca virtual.
Locais com estrutura fechada, subterrânea ou com pouco sinal de GPS
Geralmente o GPS tem dificuldade de se localizar em prédios muito fechados, Shoppings, Metrô, Bancos ou instalações similares.
Como o GPS é proveniente de transmissão via satélites, qualquer obstáculo pode comprometer o sinal recebido ou até bloquear totalmente.
Aparelhos com restrição do uso do GPS quando estão em modo avião, sem sinal de dados ou com o WIFI desligado
Alguns equipamentos desligam o GPS quando acionado o modo avião ou podem perder muito sua precisão da localidade. O mesmo pode acontecer quando é desligado o sinal de dados ou desligado o WiFi (mesmo que não haja conexão WiFi por perto). Fique atento a estes parâmetros do equipamento para realizar testes relacionados ao ligar ou desligar essas funcionalidades no equipamento.
Isso não significa que o Ponto TWO não opere sem internet e sim que existem equipamentos que atrelam os dados da operadora de celular para apresentar os resultados do GPS. Para estes casos, é recomendado não colocar o equipamento no modo avião e/ou desligar o sinal de dados e WiFi.
Caso mesmo verificando todos os casos acima a funcionalidade de cerca virtual continue não apresentando o funcionamento esperado, é recomendado que acione o nosso time de suporte.
Na sua interação é importante apresentar o seguintes dados para um análise completa e assertiva do nosso time técnico:
Nome do colaborador com problema. Caso existam mais colaboradores com problema, informar o nome de pelo menos dois casos diferentes.
Print da tela ou link do cadastro da localidade específica que o colaborador está com problema para conseguir registrar o ponto (link disponível pelo acesso Web no caminho CONFIGURAÇÕES > LOCALIDADES > CLICAR NO ÍCONE DO LÁPIS NA LOCALIDADE DESEJADA
Print da tela home do aplicativo do colaborador (onde aparece o botão de marcar o ponto)
Print da tela do equipamento com um aplicativo da mapas (Mapas, Waze ou Google Maps) aberto, aparecendo a localização atual captada.