Olá, RH! Neste artigo você verá o passo a passo para realizar o cadastro das fotos de referência do seu colaborador para o processo de validação biométrica.
Esse procedimento é importante para que ocorra o reconhecimento facial de forma correta, lembrando que caso não possuam fotos cadastradas como referência para seus colaboradores o sistema da TWO não fará o reconhecimento facial durante o registro do ponto e sua empresa não poderá utilizar os formatos de registro de ponto TWOFast (veja mais detalhes aqui) e os aparelhos Intelbras (veja mais detalhes aqui).
Dica: Utilize fotos de referência que a face do colaborador esteja totalmente visível, sem utilização de adereços, com boa resolução e boa iluminação. Evite fotos distantes, com edição ou efeitos, com baixa qualidade, muito escuras e com outras pessoas ao fundo.
Cadastrando fotos para validação biométrica facial
O processo de atribuição de foto é bem simples e pode ser feito de diferentes formas, basta seguir o passo a passo:
Acesse CONFIGURAÇÕES > COLABORADORES
Selecione o colaborador desejado e na sequencia acesse a aba FOTOS
Selecione as fotos de referência dos seus colaboradores por dois caminhos disponíveis, sendo:
Faça upload de fotos de referência dos seus colaboradores clicando no botão ESCOLHER ARQUIVO e na sequencia clique em APLICAR FOTO (para este processo a foto do colaborador já deve estar salva no seu dispositivo/computador)
Clique em EDITAR FOTOS e na tela seguinte selecione as fotos de registros de ponto anteriores ou faça a captura de uma foto no momento deste cadastro clicando em TIRAR FOTO e na sequência clique em APLICAR FOTO
E depois
Ou desça a tela e selecione as fotos de registros anteriores:
Ao selecionar ou enviar cada foto, o salvamento ocorre de forma automática.
Você consegue conferir as fotos de referência atribuídas ao seu colaborador pela aba FOTOS do cadastro de colaboradores, onde as fotos que estão sendo utilizadas para o reconhecimento facial estarão disponíveis no quadro FOTOS PARA VERIFICAÇÃO BIOMÉTRICA (destacado em vermelho na imagem abaixo). Já a foto de perfil do seu colaborador (essa foto não é utilizada para referencia na validação facial) está destacada pelo quadro azul na imagem abaixo:
Importante: Para o processo de reconhecimento facial utilizando equipamentos Intelbras, apenas a primeira foto de referência do cadastro é utilizada, mesmo que existam mais fotos de referência de validação biométrica facial cadastradas.
Excluindo fotos da referência da validação biométrica facial
Para remover uma foto das referência do colaborador, basta acessar o cadastro de fotos pelo caminho CONFIGURAÇÕES > COLABORADORES > SELECIONAR O COLABORADOR DESEJADO > ACESSAR ABA FOTOS > EDITAR FOTOS DE REFERÊNCIA > CLICAR EM CIMA DA FOTO QUE DESEJA REMOVER:
Abrirá um popup pedindo a confirmação da ação. Basta clicar em CONFIRMAR e o processo será concluído:
Ao fazer este procedimento, o processo de salvamento é automático.
Perguntas frequentes
Mesmo com as fotos de referência atribuídas, o sistema não está identificando o meu colaborador. O que fazer?
Resposta: Nesse caso é importante avaliar se a foto de registro de ponto do seu colaborador está respeitando o padrão de qualidade, onde o rosto deve estar aparecendo por inteiro em um local com boa iluminação. Caso a foto de registro de ponto esteja boa, é recomendado que reveja o cadastro de fotos de referência do seu colaborador e caso existam fotos melhores disponíveis, fazer a substituição no cadastro.
Caso mesmo após estas verificações a situação de não reconhecimento e persista, entrar em contato com nosso time de suporte enviando as evidencias do cadastro de fotos de referência e da foto de registro de ponto que não teve o reconhecimento bem sucedido.