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Neste artigo, você vai conhecer os requisitos mínimos de uma forma mais detalhada e também as melhores práticas para garantir o correto funcionamento dos dispositivos de ponto facial Intelbras integrados à plataforma TWO por meio do TWOez.
O que é o Ponto Facial Intelbras ?
Os dispositivos Intelbras de reconhecimento facial são equipamentos modernos usados para controle de acesso e registro de ponto eletrônico.
Eles utilizam uma câmera com sensores infravermelhos, que capturam o rosto de forma tridimensional e reconhecem o colaborador com base em características únicas, como distância entre olhos, formato facial e profundidade.
Essa tecnologia foi ampliada com o modo Ponto, que permite usar o equipamento como um relógio de ponto facial na modalidade REP-P, conforme a Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho.
Esses dispositivos podem ser totalmente integrados à plataforma TWO com o uso do TWOez, responsável por gerenciar a comunicação entre os dispositivos e o ambiente corporativo.
Atualmente há suporte para dispositivos onde há o Modo Ponto ativo, como os modelos SS 3532 MF W, SS 3542 MF W, SS 5531 MF W, SS 5541 MF W, SS 5532 MF W ou SS 5542 MF W. Caso queira mais informações, clique aqui, que irá direto para a Intelbras.
Estrutura de gerenciamento dos dispositivos Intelbras
Os dispositivos organizados e configurados dentro do ambiente TWO.
Existem duas formas principais de gerenciamento:
1. Gerenciamento Centralizado
Neste modelo, uma única máquina com Windows executa o TWOez, que é responsável por administrar todos os dispositivos Intelbras de diferentes unidades ou filiais.
Essa máquina precisa ter acesso aos IPs dos dispositivos — seja:
Vantagens
Administração centralizada de todos os dispositivos;
Facilita monitoramento, logs e atualizações;
Reduz esforço técnico.
Pontos de atenção
Para sincronismo de novos colaboradores, depende de rede estável e boa conectividade entre matriz e filiais (marcação de ponto não é afetado neste assunto);
Exige infraestrutura de Rede ou IPs acessíveis internamente;
2. Gerenciamento Descentralizado (Segmentado)
Quando não há uma infraestrutura de rede interligada (ex: A matriz não se comunica com a filial), cada unidade física (ex: filial, loja, fábrica) deve possuir sua própria máquina com Windows executando o TWOez.
Neste caso, o TWOez e o dispositivo Intelbras precisam estar na mesma rede local (LAN) para se comunicarem corretamente.
Vantagens
Necessário para conexões entre a Matriz e a Filial não estão disponíveis;
Pontos de atenção
Necessário instalar e manter o TWOez em todas as unidades;
Requisitos de rede e Conectividade
A comunicação entre o TWOez e os dispositivos Intelbras é feita via endereço IP.
Por isso, é essencial garantir que:
O IP do dispositivo Intelbras esteja acessível pela máquina que roda o TWOez;
Se houver firewall corporativo ou proxy, verifique com o TI se há regras bloqueando o acesso do TWOez à internet ou à rede dos dispositivos.
O dispositivo Intelbras precisa ter saída para a Internet para envio das marcações de ponto, assim com o TWOez deve se comunicar com o mesmo.
Recomendações gerais
Situação | Recomendação |
Filiais interligadas com a Matriz | Modelo centralizado |
Unidades sem rede corporativa integrada | Modelo descentralizado |
Gerenciamento estruturado | Centralizar para reduzir carga operacional |
Gerenciamento limitado em cada unidade | Manter segmentado por segurança e praticidade |
Diagnostico rápido
Se o dispositivo não estiver sincronizando ou não responde no TWOez, verifique:
O IP configurado no dispositivo e na rede local;
Se a máquina do TWOez consegue pingar o IP do dispositivo;
Se há bloqueios no firewall;
FAQs
O TWOez precisa estar aberto o tempo todo?
Não necessariamente. ele pode rodar em segundo plano.
Mas é fundamental que o serviço esteja em execução ativa caso tenha configurações de sincronizações recorrentes (automações configuráveis) ocorram corretamente.
É possível usar Wi-Fi nos dispositivos Intelbras?
Sim, porém nem todos suportam conexão WiFi. De qualquer modo é altamente recomendado o uso de rede cabeada (Ethernet), pois conexões Wi-Fi podem sofrer interferências e causar falhas de sincronização.
O que acontece se a máquina do TWOez desligar?
Enquanto o TWOez estiver offline, o dispositivo Intelbras continuará registrando pontos normalmente. O TWOez é usado para a sincronização de cadastros de colaboradores que marcam ponto e tem referência facial no seu ambiente TWO.


