Passar para o conteúdo principal

Como configurar foto durante a marcação do ponto

Neste artigo você verá como configurar a obrigatoriedade do colaborador tirar uma foto no momento da marcação do ponto

Joyce Tamires Flegler de Sousa avatar
Escrito por Joyce Tamires Flegler de Sousa
Atualizado essa semana

É possível exigir que cada marcação de ponto seja acompanhada por uma foto do colaborador. Essa funcionalidade aumenta a segurança, evita registros indevidos e ajuda a manter a confiabilidade das marcações por registrar mais uma camada de evidência sobre o registro de ponto. Sua empresa tem flexibilidade para definir quais colaboradores devem ou não utilizar a foto para registrar o ponto, pois essa configuração é a nível de regra de ponto.

Benefícios

  • Maior segurança e mais uma cada de auditoria nas marcações de ponto.

  • Reduz riscos de fraude ou marcações indevidas.

  • Garante maior confiabilidade nos registros de jornada.

  • As fotos podem ser consultadas pelo RH ou gestor em caso de auditoria.

Como configurar

  1. Acesse Configurações > Regras de ponto.

  2. Selecione a regra de ponto desejada.

  3. Marque a opção Foto em cada marcação de ponto.

  4. Clica em Salvar.

Importante: Ao realizar essa configuração, será obrigatório o registro da foto em todas as marcações de ponto realizadas pelo colaborador. A foto não se aplica para marcações inseridas manualmente.


Perguntas frequentes

  • Onde vejo as fotos tiradas pelos colaboradores?

    Resposta: Acesse Apontamentos > Apontamentos do time e selecione o colaborador desejado > Altere o período se houver necessidade.

  • O sistema verifica automaticamente se a foto corresponde ao colaborador?

    Resposta: Sim, mas para que essa verificação ocorre, é necessário ativar a validação biométrica. Veja mais detalhes clicando aqui.

  • Após ativar a configuração de foto, é necessário algum procedimento adicional?
    Resposta: Sim. Para colaboradores que já utilizam o app no celular, pode ser ncessário que seja forçada uma sincronização de informações no aplicativo. Basta abrir o app, acessar Configurações > Forçar sincronização. Veja mais detalhes desse procedimento clicando aqui.

  • O que fazer se a foto não corresponder ao colaborador ou não mostrar o rosto?

    Resposta: A recomendação é que a empresa estabeleça procedimentos claros em sua política interna. Você consegue acompanhar e fazer a aprovação manualmente das fotos não reconhecidas pela tela Apontamentos > Validação facial > Opção Reprovadas Automaticamente > Seleciona o colaborador

  • Todos os colaboradores precisam utilizar foto obrigatória?
    Resposta: Não. A configuração pode ser aplicada apenas a determinados colaboradores, de acordo com a regra de ponto definida pela empresa.

  • Quais são os requisitos mínimos para usar a marcação com foto?

    Resposta: Para celulares, o aparelho deve ter câmera frontal. Já no acesso via web, é necessário que o computador tenha webcam instalada.

  • Como funciona se meu colaborador registrar o ponto com foto e eu ainda não cadastrei uma referência biométrica?

    Resposta: A foto será registrada e armazenada para auditoria, mas ocorrerá o reconhecimento facial. Para ver os registros de ponto onde não foi possível ocorrer o reconhecimento facial por falta de referência biométrica, acesse Apontamentos > Validação facial > Opção Sem reconhecimento.

  • Como consultar quais colaboradores ainda não possuem referência biométrica?

    Vá em Relatórios > Central de Relatórios > Seleciona o relatório Colaboradores > Seleciona a opção lateral Sem imagem. Veja mais detalhes clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?