Olá, RH! Neste artigo você vai ver como configurar corretamente o seu cadastro de equipamentos para que o seu colaborador consiga fazer o registro de ponto mesmo que não tenha acesso a internet.
Lembrando que apenas será possível fazer o registro de ponto de forma offline utilizando o formato de acesso por PIN e senha. Caso sua empresa utilize o TWOFast (registro de ponto sem necessidade de PIN e senha), é necessário conexão com a internet para fazer o registro de ponto.
Veja mais informações sobre o TWOFast clicando aqui
Veja como utilizar o registro de ponto offline, mesmo sem utilizar PIN e senha, com os equipamentos Intelbras clicando aqui
Vamos para as configurações!
Para equipamentos com o sistema operacional Android, não é necessário realizar nenhuma configuração adicional, basta criar um equipamento e fazer a ativação do aplicativo e o seu dispositivo já estará pronto para fazer registros de ponto mesmo sem conexão com a internet.
Em casos de equipamentos que utilizam o sistema operacional iOS é necessário fazer uma configuração adicional no seu cadastro de equipamentos, para isso basta acessar o equipamento desejado pela tela CONFIGURAÇÕES > EQUIPAMENTOS:
E na sequencia selecionar o equipamento desejado clicando no ícone do lápis. Lembrando que para listar nessa tela os equipamentos de uso individual, é necessário selecionar a opção na parte direita da sua tela (demonstrado na seta azul):
Na tela do equipamento, você deve marcar a opção "Desconsiderar horário automático" e clicar em "Salvar" no final da página:
Para que essa configuração surta efeito o colaborador deve acessar o equipamento iOS com acesso a internet para sincronizar a nova configuração (ou forçar sincronização nas configurações do app), e pronto! Agora o equipamento está pronto para registrar o ponto offline.
Importante: Essa ação faz com que o aplicativo da TWO não valide se as configurações do celular/tablet estão com data e hora com captação automáticas. Caso tenha dúvidas sobre esse processo, entrar em contato com nosso time de suporte.
Perguntas frequentes
Mesmo após realizar essa configuração meu colaborador continua não conseguindo registrar o ponto offline, o que fazer?
Resposta: É importante que o colaborador acesse o app da TWO com o celular/tablet conectado na internet após você ter finalizado as configurações do equipamento, essa etapa é necessária para que o app sincronize a nova configuração realizada. Caso mesmo após acessar o app com sinal de internet o seu colaborador ainda não consiga realizar registros de ponto offline, é importante que force a sincronização do app na tela de configurações:
Tenho um colaborador que utiliza o celular/tablet com sistema operacional Android e não está conseguindo registrar o ponto offline, o que fazer?
Resposta: Neste caso é recomendado que primeiro avalie se os demais parâmetros estão configurados corretamente, como GPS ativo, permissões solicitadas pelo app concedidas e data e hora automática ativadas no celular. Caso mesmo assim assim seu colaborador continue não conseguindo marcar o ponto, acione nosso time de suporte e envie um print da tela de registro de ponto do celular do seu colaborador.