Olá, RH! Preparamos este artigo com cada detalhe que é abordado em nosso webinar, que ocorre toda quarta-feira às 10:00 hrs. Para fazer sua inscrição na próxima sessão, clique aqui.
Vamos lá:
1. Como orientar o seu colaborador a marcar o ponto corretamente
Para que o registro de ponto flua deforma natural em sua empresa, é importante que seus colaboradores estejam seguros do passo a passo para utilizarem a TWO, seja via aplicativo ou pelo computador.
Importante: É ideal que seus colaboradores registrem o ponto no formato automático sempre que possível. Marcações manuais devem ser tratadas como exceção.
Preparamos um material exclusivo para te ajudar com o treinamento dos seus colaboradores.
2. O que não pode faltar na sua rotina de tratamento de ponto
Ter uma rotina de tratamento de ponto eficiente é fundamental para que sua empresa esteja respaldada em situações trabalhistas, fiscalizações e até para que otimize custos com folha de pagamento.
É imprescindível um tratamento de ponto constante, evitando deixar tudo para o final do mês.
Preparamos um conteúdo que vai te ajudar a criar uma rotina de tratamento de ponto ideal para a sua empresa.
Dica: Utilize a nossa Central de Relatórios para tornar sua conferência e tratamento de ponto mais eficientes.
3. Melhores práticas para o seu cadastro de colaboradores
É muito importante que a sua empresa padronize os cadastros, isso possibilidade sua base de informações esteja sempre atualizada e de fácil consulta.
O primeiro passo é o cadastro de empregadores, necessário para que, posteriormente, vincule os colaboradores em cada CNPJ que sua empresa faz gestão.
Com os seus CNPJs cadastrados, chegou a hora de cadastrar seus colaboradores. Esse processo deve ser realizado para todos os usuários que vão utilizar a TWO, seja para registrar o ponto, para acompanhamento das informações ou para gestão do ambiente.
4. Preparando tablets e celulares para registro do ponto
Com a TWO, seus colaboradores podem utilizar celulares ou tablets para fazer o registro de ponto e acompanhar suas informações e apontamentos.
Temos duas possibilidades de cadastro de equipamentos, sendo:
1. Equipamentos de uso individual: Configuração de equipamento onde apenas um único colaborador vai utilizar o aparelho, recomendado para situações onde o colaborador vai utilizar o próprio celular, por exemplo.
2. Equipamentos de uso coletivo: Configuração de equipamentos onde diversos colaboradores vão utilizar o aparelhos, recomendado para situações onde é fixado um tablet ou celular em um local da empresa para os colaboradores daquela local utilizarem.
Acesse aqui os conteúdos para treinar o seu colaborador no processo de registro de ponto.
4.1. TWOFast
O formato de registro de ponto TWOFast é uma modalidade onde o colaborador consegue registrar o ponto sem a necessidade de PIN e senha, utilizando apenas o reconhecimento facial. Este método atualmente está disponível apenas para equipamentos de uso coletivo, em sistema operacional Android e exige conexão com a internet durante todo o processo de registro do ponto.
4.2. Utilizando aparelhos Intelbras
Caso sua empresa esteja buscando mais agilidade e eficiência no processo de registro de ponto, temos a possibilidade de utilização de aparelhos Intelbras. Veja mais detalhes clicando aqui.
4.3. Cadastro de fotos de referência
Essa é uma etapa muito importante para que o reconhecimento facial ocorra em todos os registros de ponto. Essa é uma etapa necessária para utilização do TWOFast e Intelbras.
5. Configurações adicionais
O sistema da TWO se adequa as necessidades da sua empresa. Veja algumas configurações adicionais que pode de ajudar na organização e governança de dados.
Cadastro de departamentos - ideal para separar unidades de trabalho e atribuir acesso para visualização/tratamento de ponto para os seus gestores
Cadastro de justificativas - Personalize os tipos de justificativa de acordo com as suas necessidades.
Cadastro de localidades - Acompanhe de forma mais detalhada os locais que seu colaborador registrou o ponto
6. Configuração de regras de ponto eficientes (que automatizam os seus cálculos)
Chegou a hora de fazer a configuração dos horários e escalas de trabalho. Essa etapa é a mais importante para que os cálculos ocorram de forma correta e automática dentro do seu ambiente. Preparamos um conteúdo detalhado que vai te ajudar nessa etapa.
7. Licenças e faturas
Acompanhe de forma detalhada o faturamento, boletos e notas fiscais da sua empresa. Para isso, basta acessar o menu ENGRENAGEM e na sequencia LICENÇAS E FATURAS:
8. Contatos corporativos
Mantenha os responsáveis da sua empresa atualizados sobre todos os assuntos relacionados a TWO. Essa etapa é muito importante para que a informação chegue com qualidade em todos os interessados.