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PIN: Identificação do colaborador no registro de ponto

Neste artigo, você vai entender o que é o PIN e qual sua função no sistema de ponto.

Joyce Tamires Flegler de Sousa avatar
Escrito por Joyce Tamires Flegler de Sousa
Atualizado há mais de uma semana

O PIN é a credencial de acesso do seu colaborador para registrar o ponto, similar a um código de usuário. Ele funciona como uma chave única que identifica o colaborador no momento da marcação, seja pelo aplicativo no celular ou pelo computador em modo quiosque.

O que é número PIN?

O PIN é um número único atribuído a cada colaborador. Ele serve como identificador no momento de registrar a entrada, saída ou qualquer marcação de ponto.

Esse número pode ser definido de forma livre pela empresa, mas precisa ser exclusivo para cada colaborador, garantindo que não haja duplicidade entre usuários.

Importante: O PIN é exclusivamente numérico e não podem existir dois usuários com o mesmo PIN em seu ambiente.

Sugestões de número PIN

  • Usar o mesmo número de matrícula ou registro do empregado, que já aparece na folha de pagamento.

  • Usar o CPF do colaborador. Apesar de ser um número mais longo, é de fácil memorização, pois já faz parte do dia a dia. Ao utilizar o CPF preencha apenas com números, não utilizando "ponto" e "traço".

  • Criar um número sequencial simples, desde que não se repita para outro colaborador.

  • Padronizar o formato dos PINs (por exemplo, todos com 4 ou 6 dígitos), para facilitar tanto a memorização quanto a organização interna.

Quando é configurado o número PIN?

O PIN é configurado no momento do cadastro do colaborador. Dentro do quadro, existe um campo específico para o preenchimento desse número.
Basta incluir o número definido, completar os outros dados e clicar em Salvar.


Perguntas frequentes

  • O PIN pode ser repetido para mais de um colaborador?

    Resposta: Não. O PIN precisa ser único dentro da empresa.

  • Posso alterar o PIN de um colaborador depois de já ter sido definido?

    Resposta: Sim. Para isso, acesse Configurações > Colaboradores > abra o cadastro do colaborador > no campo PIN, apague o número atual e digite o novo > role até o final da tela e clique em Salvar.

  • É obrigatório usar o CPF como PIN?

    Resposta: Não. O CPF é apenas uma sugestão. Você pode escolher outro número, desde que não seja duplicado.

  • Se eu alterar o PIN, os registros antigos do colaborador são perdidos?
    Resposta: Não. Os registros anteriores permanecem salvos no histórico do sistema, mesmo após a alteração do PIN.

  • O campo do número PIN está em branco no cadastro do colaborador, o que fazer?
    Resposta: Caso o cadastro tenha sido salvo sem incluir o número PIN, acesse Configurações > Colaboradores, abra o cadastro do colaborador, clique no campo PIN e digite o número desejado. Em seguida, role até o final da tela e clique em Salvar.

  • Meu colaborador consegue utilizar o aplicativo da TWO sem ter um PIN cadastrado?

    Resposta: Não. Para utilizar o app da TWO, obrigatoriamente o campo de PIN precisa ser preenchido, vendo que este é o numero de autenticação para utilizar o app.

    Só será possível utilizar o app da TWO sem o PIN, caso sua empresa utilize exclusivamente o modo de registro de ponto TWOFast. Para saber mais clique aqui.

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