No sistema, é possível reativar um colaborador que foi inativado no sistema. No entanto, é importante analisar primeiro a situação:
Se a inativação ocorreu por engano, basta reativar o cadastro seguindo o passo a passo abaixo.
Se o colaborador passou por rescisão e está sendo readmitido, provavelmente seja necessário criar um novo cadastro que o histórico da rescisão anterior seja mantido.
Passo a passo para reativar um colaborador
Acesse Configurações > Colaboradores.
No menu lateral, marque a opção Listar todos para exibir também os cadastros inativados.
Localize o colaborador e acesse o cadastro.
No campo Situação, clique em Reativar colaborador (botão laranja).
Importante: Ao reativar um colaborador, verifique os campos de e-mail e PIN, pois eles sofrem alterações durante a inativação. Ajuste essas informações, se necessário, para garantir o acesso correto.
Perguntas frequentes
O e-mail e o PIN do colaborador continuam os mesmos?
Resposta: Não. Esses campos sofrem alterações durante a inativação, por isso devem ser revisados e, se necessário, ajustados no momento da reativação
O histórico de ponto do colaborador é mantido após a inativação/reativação?
Resposta: Sim, todos os registros anteriores são preservados, apenas o status do colaborador é alterado para ativo.
Posso reativar qualquer colaborador inativado?
Resposta: Sim, desde que a inativação tenha sido feita de forma incorreta ou por engano. Caso o colaborador tenha sido desligado (rescisão), pode ser que seja necessário criar um novo cadastro para manter o histórico. Em caso de dúvidas, entrar em contato com nosso time de suporte.