Passar para o conteúdo principal

Colaboradores que não registram o ponto

Veja neste artigo como configurar o cadastro de colaboradores que não registram o ponto.

Danilo Mucinato avatar
Escrito por Danilo Mucinato
Atualizado há mais de uma semana

Esse recurso é indicada para usuários que não realizam o registro do ponto e possuem nível de acesso Gestor ou Executivo.

Ao aplicar essa configuração, o sistema não exigirá o registro de ponto nem fará a geração dos espelhos de ponto para estes usuário.

Importante: Essa configuração não deve ser utilizada para colaboradores afastados temporariamente. Nestes casos, faça o cadastro dos afastamento ou inclua a justificativa correspondente ao período.

Dica: Usuários com nível de acesso colaborador que não fazem registro de ponto não precisam ser cadastrados no sistema da TWO

O que acontece ao aplicar esta configuração

  • Não será mais exigido o registro de ponto para o usuário

  • No acesso via app ou web, não terá a opção de registrar o ponto

  • Não será gerado espelho de ponto

  • Não ocorrerá cálculos relacionados a jornada de trabalho

Passo a passo

  1. Acesse Configurações > Colaboradores.

  2. Selecione o usuário desejado clicando em cima do nome.

  3. Selecione a aba Regra de Ponto.

  4. Desmarque a opção Colaborador faz o registro de ponto.

  5. Salve ao final da página.


Perguntas frequentes

  • Meu colaborador deixará de registrar ponto a partir de uma data específica. Como ajustar?

    Resposta: Feche o último espelho de ponto do colaborador, abone os dias restantes (se necessário) e só depois desmarque a opção Colaborador faz o registro de ponto.
    Na próxima competência, o sistema não gerará novo espelho.

  • Posso aplicar esta configuração para nível de acesso colaborador?

    Resposta: Não. Para o nível de acesso colaborador que terá um período de ausência temporário, o correto é cadastrar o afastamento ou justificativa correspondente. Se o usuário possui nível de acesso colaborador e não registra o ponto, não cadastre no sistema.

  • Tenho usuários que não registram o ponto, mas estão com saldo de banco de horas ou espelho de ponto gerado. O que fazer?

    Resposta: Isso acontece porque a configuração que remove a necessidade de registro de ponto foi aplicada após o processamento da folha de ponto. Para corrigir, basta excluir os espelhos de ponto dos períodos em que o colaborador já não deveria registrar o ponto. Assim, o sistema deixa de considerar essas jornadas e os saldos indevidos são eliminados.

Respondeu à sua pergunta?