Em situações em que o colaborador ficará afastado por vários dias consecutivos como em casos de licença médica prolongada, licença maternidade ou outras ausências justificadas, o lançamento individual em cada dia pode se tornar demorado. Para facilitar esse processo, o sistema oferece a funcionalidade de lançamento de justificativas em lote, que permite aplicar a justificativa em vários dias em um único lançamento, de forma rápida e segura.
Benefícios:
Agilizar o lançamento de justificativas em períodos longos.
Evitar retrabalho ao aplicar justificativas dia a dia.
Passo a passo para aplicar a justificativa em lote
Acesse Apontamentos > Folhas de ponto do time
No menu lateral esquerdo, no quadro de Outras Ações clique em Justificativas em lote:
Selecione o colaborador desejado.
Escolha o período de início e fim da justificativa.
Escolha o tipo de justificativa.
Inclua uma descrição (opcional)
Clique em Inserir eventos.
Importante: Após inserir as justificativas na tela de justificativas em lote, deve acessar a folha de ponto do colaboradora e clicar em Recalcular para verificar o resultado ajustado.
Acompanhar as justificativas lançadas no período
Neste mesma tela de Justificativa em lote, ao selecionar o nome do colaborador no quadro azul, será exibido todas as justificativas aplicadas no período que for selecionado, mostrando:
Data que foi aplicada a justificativa
Quantidade de horas abonadas
Tipo da justificativa aplicada
Observações inseridas no momento da criação ou aprovação
E a auditoria de qual foi o usuário que criou este lançamento
Para visualizar outros períodos, basta alterar a data no quadro Período.
Perguntas frequentes
Posso lançar justificativas em lote para mais de um colaborador ao mesmo tempo?
Resposta: Sim. Você pode realizar essa ação por meio da importação de justificativas. Veja mais detalhes clicando aqui.
O lançamento em lote substitui o uso de atestados individuais?
Resposta: Não necessariamente. Ele é indicado para casos em que o atestado ou justificativas envolve vários dias. Para justificativas pontuais, o lançamento pontual na folha de ponto continua sendo o mais indicado. Veja mais detalhes clicando aqui.
Posso editar ou excluir uma justificativa lançada em lote?
Resposta: Sim. Você pode excluir a justificativa de duas formas: acesse a folha do colaborador, clique no ícone de engrenagem no dia desejado e selecione Excluir justificativas. Ou pela tela de justificativas em lote, onde você deve selecionar o colaborador no quadro azul e ajustar a data no quadro Período. Após sua seleção, será exibida a lista de justificativas aplicadas, clique no X para excluir. Não esqueça de acessar a folha de ponto e clicar em Recalcular para atualizar os apontamentos.
Lancei as justificativas mas não aparece na folha, o que fazer?
Resposta: Depois de lançar as justificativas pela tela de justificativas em lote, é necessário acessar a folha do colaborador e clica em Recalcular.



