Em alguns casos, o colaborador precisa ser afastado das suas atividades sem uma previsão de data de retorno, como em situações de acidente de trabalho, motivos de doença ou até afastamentos judiciais. Para essas situações onde não se tem definida a data de retorno do colaborador, o sistema permite lançar o afastamento apenas incluindo a data do último dia trabalhado, sem necessidade de definir uma data de término no momento do lançamento.
Esse recurso evita lançamentos manuais dia a dia, garante que a folha de ponto seja preenchida automaticamente com a justificativa selecionada e permite que o encerramento do afastamento seja feito posteriormente, com base na data real de retorno.
Importante: NÃO utilize este processo para licenças com data de retorno definida, como é o caso de licença maternidade. Nestes casos, o lançamento em lote é mais indicado. Veja mais detalhes clicando aqui.
Incluindo afastamento sem data de retorno
Acesse Configurações > Colaboradores.
Acesse o cadastro do colaborador desejado > acesse a aba Afastamento.
Escolha o tipo de justificativa > Informe a data de início do afastamento.
Adicione uma observação (opcional) que será exibida no campo Notas na folha de ponto.
Clique em Salvar.
Encerrando o afastamento
Assim que tiver a data prevista de retorno do colaborador, ou caso o colaborador já tenha retornada para suas atividades e precise lançar a data retroativa, siga o passo a passo a seguir para encerrar o período de afastamento:
Acesse Configurações > Colaboradores.
Acesse o cadastro do colaborador desejado > acesse a aba Afastamento.
Informe a data de término do afastamento (último dia em que o colaborador esteve afastado)
Clique em Encerrar afastamento.
Dica: Ao clicar em Salvar no momento de encerrar o afastamento, não serão mais exibidas as informações nessa tela, ou seja, apenas apareça informações para lançar um novo afastamento sem data de retorno. Para acompanhar o histórico de lançamentos, acesse a Central de Relatórios e veja o relatório Justificativas aplicadas.
Importante: Após o lançamento ou encerramento do afastamento, acesse a folha de ponto do colaborador e clique em Recalcular para que os apontamentos sejam atualizados corretamente.
Perguntas frequentes
Posso registrar um afastamento sem saber quando o colaborador vai retornar?
Reposta: Sim. Essa funcionalidade foi criada justamente para casos sem previsão de retorno. A data de término pode ser informada posteriormente.
Esse processo serve para licença maternidade ou atestados de vários dias?
Resposta: Não. Para licenças com data de retorno definida, o ideal é utilizar o lançamento de justificativas em lote, que é mais adequado para períodos fechados. Veja mais detalhes clicando aqui.Com este lançamento, o sistema aplica as justificativas automaticamente?
Repostas: Sim. Ao lançar o afastamento afastamento nesta tela, será aplicada diariamente a justificativa selecionada em cada dia do espelho de ponto do colaborador, até que seja inserida a data de encerramento.A observação inserida no afastamento aparece na folha de ponto?
Resposta: Sim. A observação será exibida nos dias em que a justificativa estiver aplicada no campo Notas da folha de ponto, facilitando a identificação do motivo do afastamento.Inseri ou encerrei o afastamento, mas ele não aparece na folha de ponto. O que fazer?
Resposta: Acesse a folha de ponto do colaborador e clique em Recalcular para que os lançamentos sejam atualizados corretamente.Estou tentando encerrar um afastamento, mas não estou conseguindo. O que devo verificar?
Resposta: Para encerrar corretamente, basta inserir a data de término e clicar em Encerrar afastamento. NÃO clicar em Salvar depois disso, pois essa ação impede o encerramento correto.
Lancei o afastamento incorretamente, posso excluir do cadastro do colaborador?
Resposta. Sim, pode. Caso o afastamento ainda não tenha sido encerrado, acesse a aba de Afastamentos no cadastro do colaborador, e no tipo de justificativa selecione a primeira opção (em branco), apague a data e as observações (se houver) e clique em Salvar. Isso remove o registro do afastamento. Recalcule a folha após a ação.Já lancei e encerrei o afastamento, mas verifiquei que foram dias incorretos. O que fazer?
Resposta: Exclua as justificativas dos dias incorretos pela folha de ponto, clicando na engrenagem do dia e em Excluir justificativas, ou vá em Apontamentos > folhas de ponto do time > Justificativas em lote, filtre o colaborador e período e exclua os dias no X vermelho. Recalcule a folha após a ação.


