Esse procedimento é recomendado para situações onde deve ocorrer o lançamento de férias e/ou justificativas para diversos colaboradores, agilizando todos os lançamentos necessários em uma única ação.
Para realizar a inclusão em lote, é necessário utilizar uma planilha com os parâmetros corretos, sendo aceito apenas o formato CSV.
Ao final deste artigo você encontra o modelo de planilha para download.
Descrição dos campos
Matricula
(Campo obrigatório) | Preencha com a matrícula do colaborador. Caso sua empresa possua cadastros com matrículas que se repetem é necessário incluir na sua planilha o campo Empregador ou EmpregadorCNPJ |
Empregador EmpregadorCNPJ
(Campo opcional) | Esse campo só será obrigatório caso sua empresa possua matrículas que se repetem, caso contrário, não precisa fazer a inclusão deste campo na sua planilha.
Preencha as informações de acordo com a informação escolhida, sendo:
Empregador: Razão social cadastrada para o empregador EmpregadorCNPJ: O número do CNPJ do empregador
Importante: Você consegue consultar as informações na tela de empregadores pelo caminho CONFIGURAÇÕES > EMPREGADORES |
Data de início
(Campo obrigatório) | Data de início do afastamento ou férias, no formato DD/MM/AAAA |
Data de término
(Campo obrigatório) | Data do último dia do afastamento ou férias, no formato DD/MM/AAAA
Se o afastamento for de apenas um único dia, preencha a Data de início igual a Data de término.
Se a Data de término estiver vazia, será considerado um afastamento sem data prevista de retorno. |
Código da justificativa
(Campo obrigatório) | Insira o código da justificativa que deseja lançar (disponível em CONFIGURAÇÕES > TIPOS DE JUSTIFICATIVAS.
Para lançamento de férias utilize F, FERIAS ou FÉRIAS.
Removendo justificativas lançadas: Preencha esse campo com REMOVER, caso precise remover alguma justificativa previamente lançada
Removendo férias: Preencha esse campo com FR, FERIASREMOVER ou FÉRIASREMOVER para remover um período de férias previamente lançado |
Horas
(Campo opcional) | Preencha apenas se deseja lançar uma quantidade específica de horas em caso de lançamento de justificativas.
Se não for informado nenhum valor neste campo (vazio), será abonado com a justificativa informada todas as horas do dia.
Importante: Caso seja feito o lançamento de mais horas do que existe de atraso/falta para o colaborador, pode ser gerado horas excedentes. |
Observação
(Campo obrigatório) | Preencha com notas adicionais que deseja lançar na coluna de notas do espelho de ponto.
Este campo pode estar vazio. |
Exemplos de lançamentos
Lançando férias para o colaborador com matrícula 147852 para o período de 01/07/2025 até 30/07/2025:
Lançamento de licença médica (referente a licença maternidade) para a colaboradora com matrícula 123456 para o período de 01/02/2025 até 31/05/2025:
Lançando um abono para os colaboradores com matrícula 123, 456, 789 referente ao período de festa da empresa (liberação 02:00 mais cedo) no dia 23/12/2025:
Lançando abono referente a emenda de feriado para os colaboradores com matrícula 147, 258 e 369 no dia 20/07/2025:
Lançando um afastamento sem data prevista de retorno para o colaborador com matrícula 159, com início em 01/05/2025:
Removendo todas as justificativas lançadas para o colaborador com matrícula 5544 no período de 01/11/2025 até 30/11/2025:
Removendo período de férias lançado para o colaborador com matrícula 7854 no período de 01/04/2025 até 20/04/2025:
Removendo qualquer afastamento sem data de retorno prevista para o colaborador com matrícula 852. A data de início não possui influência no resultado, pode ser qualquer valor:
Processo de importação da planilha
1. Acesse APONTAMENTOS > FOLHA DE PONTO DO TIME e no menu lateral seleciona JUSTIFICATIVAS EM LOTE:
2. Na tela seguinte selecione a opção IMPORTAR JUSTIFICATIVAS:
3. Na tela seguinte selecione a planilha criada no botão "Selecionar arquivo" e na sequência utilize o botão "Mapear campos":
4. Faça a seleção de cada campo da sua planilha correspondente a informação solicitada pela TWO e clique no botão "Verificar campos":
5. Na tela seguinte você verá uma análise dos apontamentos identificados e o alerta se houve algum apontamento com erro.
6. Caso necessário faça a correção dos apontamentos com erro e utilize o botão "Importar apontamentos".
7. Permaneça na tela até conclusão da operação. Uma mensagem de confirmação aparecerá na parte superior direita da sua tela: