Passar para o conteúdo principal

Inclusão de horários em lote (importação de horários)

Veja como fazer a inclusão de horários manuais em lote, utilizando o processo de importação via planilha

Danilo Mucinato avatar
Escrito por Danilo Mucinato
Atualizado hoje

Esse procedimento é recomendado para situações onde deve ocorrer a inclusão de diversos horários manuais para um ou vários colaboradores, agilizando todas as inclusões necessárias de uma única vez.

Caso sejam necessárias poucas inclusões manuais, é recomendo a ação de INCLUIR HORÁRIO no espelho de ponto do colaborador.

Para realizar a inclusão em lote, é necessário utilizar uma planilha com os parâmetros corretos, sendo aceitos os formatos CSV, XLS ou XLSX.

Ao final deste artigo você encontra o modelo de planilha para download.

Descrição dos campos

Matricula

(Campo obrigatório)

Preencha com a matrícula do colaborador. Caso sua empresa possua cadastros com matrículas que se repetem é necessário incluir na sua planilha o campo Empregador, EmpregadorCodigo ou EmpregadorCNPJ

Empregador

EmpregadorCodigo

EmpregadorCNPJ

(Campo opcional)

Esse campo só será obrigatório caso sua empresa possua matrículas que se repetem, caso contrário, não precisa fazer a inclusão deste campo na sua planilha.

Preencha as informações de acordo com a informação escolhida, sendo:

Empregador: Razão social cadastrada para o empregador

EmpregadorCodigo: Código de importação cadastrado para o empregador

EmpregadorCNPJ: O número do CNPJ do empregador

Importante: Você consegue consultar as informações na tela de empregadores pelo caminho CONFIGURAÇÕES > EMPREGADORES

Data

(Campo obrigatório)

Data base da inclusão, sendo que para horários que ultrapassam a meia noite deve ser considerado a data do plantão/jornada do colaborador. Veja mais detalhes na coluna tipo e nos exemplos mais adiante neste artigo.

Formato do campo: DD/MM/AAAA

Hora

(Campo obrigatório)

São permitidas até 6 colunas de hora, sendo Hora1, Hora2, Hora3, Hora4, Hora5 e Hora6.

Hora a ser incluída no formato HH:MM e considerando o dia com 24 horas.


Observação: Se já existir um horário manual igual, nenhuma operação será realizada.

Tipo

(Campo obrigatório)

São permitidas até 6 colunas de tipo, sendo Tipo1, Tipo2, Tipo3, Tipo4, Tipo5 e Tipo6.

Valores permitidos:

  • [Vazio]: Inclui o horário informado na data base

  • P: Próximo dia (indica que o horário a ser incluído é do dia seguinte - horários que ultrapassam e meia noite da data base

  • D: Desconsidera o horário inserido. Se o horário inserido já for um horário incluído manualmente pela mesma pessoa, ele será apagado.

    Importante: Em horários de madrugada para o tipo D, inserir na coluna DATA a data real do apontamento que deseja desconsiderar.

Notas

(Campo obrigatório)

Texto com mínimo de 5 caracteres informando o motivo da inclusão/desconsideração do horário. Este texto aparecerá na folha de ponto na coluna notas e nos arquivos fiscais.

Exemplo de inclusão de horários

Veja no print abaixo o exemplo de incluir horários para o colaborador com a matrícula 123456, sendo as inclusões sendo feitas para os dias 01, 02, 03, 04 e 05/06/2025:

Importante: Perceba que mesmo com a coluna Tipo em branco ela deve existir nessa sequência na planilha. Ao lado de cada coluna de hora, deve ser inserida a coluna tipo.

Exemplo de inclusão de horários para colaborador com jornada noturna

Veja no print abaixo o exemplo de incluir horários para o colaborador com a matrícula 147852, sendo as inclusões sendo feitas para os dias 01, 03 e 05/06/2025.

No dia 01/06/2025 a jornada do colaborador foi 19:00 - 22:30 - 23:30 - 07:00. Veja que a última batida ocorreu às 07:00 do dia seguinte, sendo a data do plantão 01/06/2025, mas a batida da saída às 07:00 ocorreu no dia 02/06/2025, por isso foi preenchido com P na coluna Tipo4.

O mesmo vale para as batidas Hora3 e Hora4 do dia 03/06/2025 e para as batidas Hora2, Hora3 e Hora4 do dia 05/06/2025, como foram horários que ultrapassaram a meia noite da data base, foi preenchida a coluna tipo com a letra P:

Exemplo de desconsideração de horários

Você consegue desconsiderar horários automáticos (batida realizada pelo colaborador) e horários inseridos manualmente pelo gestor/RH. Não é possível desconsiderar marcações manuais inseridas pelo colaborador, para estes caso, deve ocorrer a reprovação da batida manual.

Neste exemplo, vamos elaborar uma planilha para fazer a desconsideração de todos os horários dos dias 27/07/2025 e 28/07/2025 de um colaborador com matrícula 124578, cujo espelho de ponto está conforme o print a seguir:

Veja que existem tanto marcações automáticas, quanto marcações inseridas. A planilha ficará da seguinte forma:

Dica: Tenha atenção ao desconsiderar um horário de um colaborador que possui jornada noturna. Veja o exemplo a seguir de jornada do dia 03/07/2025 do colaborador com matrícula 456789.

Folha de ponto:

Planilha:

Perceba que houve a necessidade de inclusão de uma nova linha com o dia 04/07/2025, onde no processo de desconsideração deve ser a data exata da marcação de ponto.

Processo de importação da planilha

1. Acesse CONFIGURAÇÕES > IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO

2. Selecione a opção FOLHA DE PONTO no menu lateral

3. Selecione a planilha que criou na sessão CARGA DE HORÁRIOS, utilizando o botão "Selecionar arquivo".

4. Utilize o botão "Importar":

5. Fique na tela e aguarde a mensagem de conclusão que deve aparecer na parte superior direita da sua tela:

Respondeu à sua pergunta?