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Como criar e gerenciar departamentos na TWO

Veja como criar e editar os departamento do seu ambiente.

Joyce Tamires Flegler de Sousa avatar
Escrito por Joyce Tamires Flegler de Sousa
Atualizado há mais de 3 semanas

Os departamentos no TWO servem para organizar colaboradores em grupos, facilitando relatórios, gestão de acesso e atribuição de responsáveis.


Além disso, ao definir um gestor responsável, ele poderá acompanhar informações e receber notificações relacionadas aos colaboradores do seu departamento.

O que é um departamento?

Um departamento é uma forma de organizar colaboradores dentro do sistema, funcionando também como filtro em relatórios e informações.

Exemplo de departamentos: Comercial, Financeiro, Produção, Compras, Loja 2.

Você pode:

  • Atribuir um gestor responsável;

  • Vincular colaboradores;

  • Configurar notificações;

Criar um departamento

  1. Acesse Configurações > Departamentos.

  2. Clique em Incluir novo departamento.

  3. Preencha as informações necessárias.

  4. Clique em Salvar.

Dica: Ao importar colaboradores, se o campo Departamento estiver preenchido com um nome inexistente, o TWO cria o departamento automaticamente.

Campos do cadastro do departamento

Campo

Obrigatório

Descrição

Departamento

Sim

Preencha com o nome do departamento.

Exemplos: Comercial / Financeiros / Compras / Loja 2 / Produção

Código

Não

Define um código para o departamento em situações de importação

Responsável

Sim

Utilize para vincular um usuário gestor ou executivo como responsável pelo departamento

Regra de ponto

Não

Utilize para vincular uma regra de ponto para todos os colaboradores deste departamento.

Atenção: Não recomendado para empresas com horários variáveis dentro do mesmo departamento.

Descrição

Não

Campo aberto de texto para preencher informações complementar sobre o departamento

Notificação por e-mail

Sim

Esse campo pode ser marcado ou desmarcado, sendo que se estiver marcado o responsável recebe os e-mails de notificação e se estiver desmarcado os e-mails são desativados.

Ativo

Sim

Desmarque este campo quando não for mais utilizar o departamento.

Vincular colaboradores a um departamento

  1. Acesse o departamento clicando no ícone do lápis

  2. No final da página clique no botão "Colaboradores"

  3. Seleciona os colaboradores que deseja vincular ao departamento clicando no botão "+"

  4. Caso precise vincular um colaborador que já estava anteriormente em outro departamento, utilize o filtro "Todos os colaboradores":

  5. Ao clicar no botão "+" o salvamento ocorre automaticamente

Definir responsável pelo departamento

O usuário gestor que for definido como responsável do departamento, consegue visualizar os colaboradores que estiverem vinculados, ou seja, você pode utilizar a estrutura de departamentos para permitir ou restringir o acesso as informações dos seus colaboradores.

Para vincular um gestor ao departamento, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o departamento clicando no lápis

  2. No campo responsável, selecione o gestor desejado

  3. Clique em "Salvar" no final da página

Informações dos seus departamentos

Na tela de departamentos (Configurações > Departamentos) você consegue ver a lista dos seus departamentos, incluindo Código, Nome, Responsável e quantidade de colaboradores vinculados:

Caso precise editar alguma informação, basta clicar no lápis e realizar os ajustes necessário.

Notificações

O responsável pelo departamento receberá notificações por e-mail e na tela inicial relacionadas aos colaboradores vinculados.

Para desativar as notificações, basta desmarcar o campo "Enviar e-mails" nos detalhes do departamento e na sequencia clicar em "Salvar":

Notificações enviadas:

  • Alerta de marcação manual

  • Alerta de pausas não cumpridas

  • Alerta de horas extras para aprovação

  • Alerta de justificativas inseridas

  • Alerta de foto não reconhecida

  • Alerta de registro de ponto fora da localidade


Perguntas frequentes

  • Um colaborador pode estar vinculado a mais de um departamento?

    Resposta: Não. Cada colaborador pode estar vinculado em apenas um único departamento. Caso você precise mudar o departamento do colaborador, em seu cadastro estará constando apenas o departamento atual.

  • Um mesmo gestor pode ser responsável por mais de um departamento?

    Resposta: Sim, o gestor pode ser vinculado em quantos departamentos forem necessários. Lembrando que o gestor verá as informações e receberá as notificações de todos os colaboradores dos departamentos que ele for responsável.

  • Posso excluir um departamento?
    Reposta: Apesar de ser possível excluir, é recomendado que você faça a inativação, pois isso fará com que o seu histórico de informações seja preservado.

  • O que acontece ao desativar um departamento?

    Resposta: Ele deixa de aparecer nas opções de seleção e não pode receber novos colaboradores.

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