O cadastro de férias garante que os dias de ausência do colaborador sejam reconhecidos corretamente pelo sistema, sem que apareçam como falta na folha de ponto. Além disso, mantém os relatórios organizados e facilita o controle da equipe.
O que são férias?
As férias são o período de descanso previsto em lei, concedido ao colaborador após o período aquisitivo de trabalho. Ao registrar esse período no sistema, os dias são tratados corretamente e não impactam negativamente na folha de ponto nem nos relatórios de gestão.
Passo a passo para cadastrar as férias
Acesse Configurações > Colaboradores.
Dentro do cadastro do colaborador, selecione a aba Férias.
Informe a data inicial e final do período de férias e clica em Incluir férias.
Exemplo: se o colaborador terá férias de 11/08 a 25/08, insira essas datas e clique em Incluir férias:
Ao acessar a folha de ponto do colaborador, os dias de férias aparecerão destacados, facilitando a visualização e conferência:
Excluindo férias lançadas
Acesse Configurações > Colaboradores.
Dentro do cadastro do colaborador, selecione a aba Férias.
Informe a data inicial e final do período de férias que deseja excluir e clica em Remover férias.
Você também pode remover dias de férias pontualmente. Para isso, na mesma tela, clique no X ao lado do dia que deseja excluir:
Importante: Ao cadastrar ou excluir um período de férias, clique no botão Recalcular na folha de ponto. Isso garante que o sistema atualize corretamente as informações, incluindo ou removendo os dias de férias e mantendo os relatórios precisos.
Perguntas frequentes
Posso cadastrar férias retroativas?
Resposta: Sim, você pode realizar o cadastro e após finalizar é necessário acessar a folha de ponto do colaborador e clicar em Recalcular para atualizar a folha.
O que acontece se eu não cadastrar as férias no sistema?
Resposta: Os dias de ausência serão contabilizados como falta na folha de ponto, impactando relatórios e cálculos de ponto.
Posso cadastrar férias de mais de um colaborador ao mesmo tempo?
Resposta: Sim, é possível incluir as férias em lote através da planilha de importação. Veja o passo a passo clicando aqui
Onde posso consultar as férias lançadas?
Resposta: Você pode consultar todas as férias cadastradas no sistema através do relatório disponível em Relatórios > Central de Relatórios > Relatório de Férias.
Acessei a folha de ponto do colaborador, mas os dias de férias ou dias excluídos não foram atualizados. O que fazer?
Reposta: No topo da folha de ponto, clique no botão Recalcular para que o sistema atualize corretamente as informações.