Olá, RH! Preparamos este artigo para te ajudar a escolher os melhores equipamentos para realizar a rotina de registro e acompanhamento do ponto de seus colaboradores. Lembrando que essas recomendações são direcionadas para uso do nosso aplicativo.
Como no mercado, atualmente, existem diversos fabricantes e modelos de equipamentos aceitos para funcionar de forma satisfatória com nosso app, fica difícil recomendarmos modelos e fabricantes específicos como uma referência. Nesse sentido, preparamos um guia para requisitos mínimos e recomendados para utilização do app.
Requisitos mínimos suportados
Sistema operacional: Android 7.1 / iOS 15
Câmera: Possuir câmera frontal de pelo menos 2.0 MP em funcionamento adequado (sem manchas ou trincado)
GPS: Sistema de localização por GPS funcionando adequadamente
Importante: A versão mínima do sistema operacional pode variar conforme obrigações tanto da Google quanto da Apple, então as versões mínimas atendidas hoje podem ser alteradas sem prévio aviso. Recomendamos sempre observar a versão atual do equipamento e se ele suporta o upgrade do fornecedor.
Direcionamento para escolher bons equipamentos
Ambos os sistemas operacionais (Android e iOS) entregam um bom desempenho do app, de modo geral, vemos um volume maior de equipamentos de sistema operacional Android sendo utilizados, pois geralmente são equipamentos que precisam de um investimento menor para compra ou locação.
Evite equipamentos que rodam versão simplificadas do Android, como Android Lite, por exemplo.
O App não suporte outros sistemas operacionais como Windows Phone e Fire OS.
Espaço e memória e processador, geralmente não são um problema, pois o app da TWO consome pouco espaço e não requer processador avançado.
Antes de fazer a aquisição ou locação de um aparelho, pesquise sobre o funcionamento do GPS deste modelo na internet, avaliando uso em aplicativos de mapa, Uber e delivery, por exemplo, pois o funcionamento inadequado do GPS possui um alto índice de reclamações. Geralmente fabricantes utilizam um equipamento de GPS de baixa qualidade em modelos mais simples, impactando em um funcionamento inadequado.
Dicas para escolher um bom fornecedor
Escolha fabricantes que já atendam o mercado brasileiro e com distribuidores conhecidos.
Fique sempre atento com aquisições de leilões, pois podem ser oferecidos equipamentos não compatíveis com o mercado brasileiro ou conter equipamentos com o funcionamento inadequado.
Escolha um fornecedor que possa atender a garantia do equipamento, em especial em caso de falhas de GPS.
Benchmark com outros usuários da TWO
Veja aqui o estudo que fizemos em nossa base de usuário. Estas informações são apenas para benchmark, não tendo como recomendação expressa por parte da TWO.
Apesar de vermos centenas de modelos de smarthphones e tablets diferentes, é evidente que a grande maioria dos usuários utilizam modelos da Samsung, Motorola e Apple.
A maioria dos usuários estão utilizando versões do Android 9.0 ou superior.
Suporte
Caso seu aparelho atenda os requisitos mínimos e mesmo assim não esteja funcionando o app adequadamente, não deixe de acionar nosso time de suporte e informar o nome do fabricante, modelo do equipamento e versão do sistema operacional. É importante que informa o erro que está ocorrendo ao tentar utilizar o app.