A funcionalidade de solicitar que as horas extras realizadas sejam justificadas pode ser configurada a nível de regra de ponto, ou seja, você consegue controlar quais serão os colaboradores que precisam incluir a justificativa.
Após a justificativa do colaborador, é enviado um alerta para o gestor/RH realizar a aprovação ou reprovação.
Importante: A aprovação ou reprovação da hora extra pelo gestor/RH não interfere nos resultados. Veja mais detalhes clicando aqui.
Dica: Recomendamos uma análise da sua força de trabalho antes de ativar essa funcionalidade, vendo que colaboradores focados em mão de obra operacional ou com baixa familiaridade com tecnologia, podem precisar de mais atenção para aderirem a esta funcionalidade de justificativa.
Para fazer a ativação é bem simples, basta seguir o passo a passo a seguir:
1. Acesse a regra de ponto desejada, pelo caminho CONFIGURAÇÕES > REGRAS DE PONTO > SELECIONE A REGRA DESEJADA (clicando no lápis):
2. Vá na aba "Avançados" e desça a tela até o quadro de "Horas extras":
3. Ao assinalar a opção "Justificativa obrigatória", os campos "Tolerância", "Obrigatório antes do ponto" e "HE justificada posteriormente não exige aprovação" serão habilitados:
4. Preencha as informações conforme sua necessidade (detalhes do preenchimento de cada campo a seguir) e clique em "Salvar" ao final da página para aplicar as alterações em sua regra de ponto.
Importante: Caso essa funcionalidade seja ativada durante uma competência em andamento, será gerado notificação das horas extras apenas dos últimos 5 dias, sendo que período anteriores a 5 dias, mesmo que possuam horas extras executadas, não será gerada a necessidade de justificativa.
Detalhes de preenchimento de cada campo
Campo | Descrição | Sugestão |
Justificativa obrigatória | Ao ativar, as horas extras realizadas (acima dos minutos informados na tolerância) vão gerar uma necessidade de justificativa pelo seu colaborador. | Ativar quando sua empresa precisa que as horas extras sejam justificadas, mantendo um histórico do motivo.
Recomendamos cautela com mão de obra operacional e com baixa familiaridade com tecnologia.
Indicado para ambientes que precisam de maior controle sobre as horas extras realizadas. |
Tolerância | Preencha com a quantidade de minutos que deseja que o sistema da TWO gere um alerta para justificativa das horas extras.
Horas extras realizadas abaixo do volume de minutos informado não serão alertadas para justificativa. | Entre 15-30 minutos para empresas que possuem um nível de exigência maior em relação as horas extras realizadas.
Acima de 30 minutos para empresas que precisam de um controle a penas de volumes maiores de horas extras realizadas. |
Obrigatório antes do ponto | Ao ativar, o seu colaborador precisará, primeiramente, justificar as horas extras realizadas no dia anterior antes de dar início a uma nova jornada de trabalho. | Não é recomendado ativar essa funcionalidade para uso de aparelhos compartilhados e com grande volume de colaboradores entrando e/ou saindo no mesmo horário, pois o processo de justificativa pode exigir tempo e atrasar a batida de ponto de outros colaboradores. |
HE justificada posteriormente não exige aprovação | Ao ativar a hora extra não precisa de aprovação posterior por parte do Gestor/RH. Todas as horas extras justificadas são consideradas aprovadas. | Recomendado para empresas que apenas precisam documentar os motivos de horas extras, sem a necessidade de aprovação. |