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Histórico da regra de ponto

Neste artigo você verá como vincular o horário de trabalho ao colaborador em casos de alterações de jornada e ajustes de configuração.

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Escrito por Joyce Tamires Flegler de Sousa
Atualizado essa semana

Quando há mudança nos horários de trabalho do colaborado, como troca de turno ou alteração de jornada, é possível registrar essas alterações no sistema por meio do histórico de regra de ponto. Isso garante que a folha de ponto reflita corretamente cada período, mesmo que o colaborador tenha passado por mais de uma regra de ponto ao longo do mês.

Dessa forma, mantém o histórico completo das alterações sem perder os dados anteriores, e ainda possibilita que a folha de ponto contenha duas ou mais regras aplicadas conforme a data de vigência.

Passo a passo para vincular no histórico da regra

  1. Acesse Configurações > Colaboradores.

  2. Acesse o cadastro do colaborador desejado.

  3. Acesse a aba Regra de ponto > clica no botão Histórico.

  4. Selecione a nova regra desejada

  5. Escolha a data em que essa nova regra entrará em vigor.

  6. Clique em Incluir.

  7. Acompanhe o histórico de horários de trabalho do colaborador pelo quadro azul Histórico das regras aplicadas.

Importante: Se a data for retroativa, acesse a folha de ponto e clique em Recalcular após fazer a inclusão da regra no histórico.


Perguntas Frequentes

  • Toda troca de horário precisa ser feita pelo histórico?
    Resposta: Sim, o histórico sempre deve ser utilizado para registrar alterações de horário. No entanto, para um novo colaborador, a primeira vinculação pode ser feita diretamente pela aba Regra de ponto dentro do cadastro, sem necessidade de histórico.

  • A folha de ponto atualiza automaticamente após a troca?
    Resposta: Se a data de início incluída for futura, a atualização é automática. Se a nova regra tiver data de início retroativa, é necessário acessar a folha e clicar em Recalcular.

  • O que acontece na primeira inclusão de histórico?
    Resposta: A regra atual do colaborador é registrada automaticamente, então o histórico sempre terá pelo menos duas regras: a anterior e a nova.

  • Posso excluir uma regra do histórico?
    Resposta: Sim. Se a vinculação foi feita com data ou horário incorreto, acesse a tela de histórico, clique no X para excluir a vinculação e refaça a inclusão com as informações corretas.

  • Quando não devo utilizar o histórico de regra de ponto?

    Resposta: Em trocas pontuais, como situações onde o colaborador vai ter a jornada de um único dia ou um curto período de tempo. Nesse cenário, é mais indicado fazer um troca pontual diretamente no espelho de ponto, clicando no código do CH.

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