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Fechamento de banco de horas

Neste artigo você verá como fechar o banco de horas dos colaboradores tanto individual, quanto coletivo.

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Escrito por Joyce Tamires Flegler de Sousa
Atualizado há mais de 2 meses

O banco de horas é um sistema que permite compensar horas extras e ausências dentro de um período definido por acordo ou convenção coletiva. Ele registra os saldos de horas positivas (extras) e negativas (atrasos, faltas e saídas antecipadas), que podem ser compensados ao longo do tempo.

O fechamento do banco de horas ocorre ao final desse período e tem como objetivo zerar o saldo acumulado:

  • Se houver saldo positivo, as horas podem ser pagas em folha como horas extras.

  • Se houver saldo negativo, a possibilidade de desconto dependerá do que estiver previsto em acordo ou convenção coletiva.

O fechamento pode ser feito de duas formas:

  • Individual: colaborador por colaborador

  • Coletivo: grupos de colaboradores (ou todos) de uma única vez.

Importante: Antes de realizar o fechamento (individual ou coletivo), todos os espelhos de ponto devem estar aprovados.

Data de fechamento do banco

A data de fechamento deve sempre coincidir com o último dia do espelho de ponto da competência.

Exemplos

  • Período de apuração de 16 a 15
    Fechamento em junho/2025 → Data: 15/06/2025

  • Período de apuração de 01 a 30/31
    Fechamento em agosto/2025 → Data: 31/08/2025

Passo a passo para fechamento individual

  1. Acesse Apontamentos > Banco de horas.

  2. Acesse o banco de horas do colaborador desejado.

  3. Clique em Fechar banco.

  4. Informar a data de fechamento (igual à do último dia da folha de ponto).

  5. Clique em Encerrar banco.

  6. O saldo do período ficará disponível em Extrato de fechamento.

Passo a passo para fechamento coletivo

  1. Acesse Apontamentos > Banco de horas.

  2. No menu lateral, clique em Fechamento do banco.

  3. Informe a data de fechamento (igual à do último dia da folha de ponto).

  4. Clique em Encerrar banco.

  5. (Opcional) Aplicar filtros de departamento, empregador ou regra de ponto para fechar apenas de um grupo específico.

  6. Após o processamento, será exibida a tela com os extratos dos saldos de todos os colaboradores.


Perguntas frequentes

  • Fechei o banco, mas o saldo de um colaborador está incorreto. Como ajustar?

    Resposta: Acesse o banco de horas do colaborador, clique em Reverter fechamento do banco, ajuste os apontamentos e refaça o fechamento. O mesmo pode ser feito de forma coletiva.

  • Posso fazer o fechamento mesmo com folhas de ponto pendentes?
    Resposta: Não é recomendado. Todas as folhas do período devem estar corrigidas e aprovadas antes do fechamento.

  • O colaborador foi desligado antes de completar a folha atual. Qual data devo colocar no fechamento?
    Resposta: A data de fechamento continua sendo a mesma do último dia da folha de ponto, mesmo que o colaborador tenha sido desligado antes.

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