O banco de horas é um sistema que permite a compensação de horas extras e ausências dentro de um período definido por acordo ou convenção coletiva. Ele registra os saldos de horas positivas (extras) e negativas (atrasos ou saídas antecipadas, faltas), que podem ser compensados ao longo do tempo conforme as regras da empresa.
O fechamento do banco ocorre ao final desse período e tem como objetivo zerar o saldo acumulado.
Se o colaborador terminar o período com saldo positivo, essas horas podem ser pagas em folha como horas extras.
Se houver saldo negativo, a possibilidade de desconto em folha dependerá do que estiver previsto no acordo ou convenção coletiva.
O fechamento pode ser feito de duas formas:
Individual: colaborador por colaborador
Coletivo: todos os colaboradores de uma vez
Importante: Antes de realizar o fechamento, verifique se todas as folhas de ponto do período já foram corrigidas e aprovadas.
Passo a passo para fechamento individual
Acesse Apontamentos > Banco de horas.
Acesse o banco de horas do colaborador desejado.
Clique em Fechar banco.
Informe a data de fechamento (Ela deve ser igual a data de fechamento da folha de ponto) e clica em Encerrar banco.
O saldo do período ficará disponível em Extrato de fechamento, para pagamento em folha ou, quando permitido pelo acordo, desconto.
Passo a passo para fechamento coletivo
Acesse Apontamentos > Banco de horas.
No menu lateral, clique em Fechamento do banco.
Informe a data de fechamento (Ela deve ser igual a data de fechamento da folha de ponto) e clica em Encerrar banco.
Você pode utilizar os filtros opcionais para fechar o banco somente de um grupo de colaboradores.
Após o processamento, será exibida a tela com os extratos dos saldos de todos os colaboradores.
Perguntas frequentes
Fechei o banco, mas o saldo de um colaborador está incorreto. Como ajustar?
Resposta: Acesse o banco de horas desse colaborador, clique em Reverter fechamento do banco, ajuste os apontamentos e faça o fechamento novamente.
Posso fazer o fechamento mesmo com folhas de ponto pendentes?
Resposta: Não é recomendado. Antes de fechar, todas as folhas de ponto do período devem estar corrigidas e aprovadas.O colaborador foi desligado antes de completar a folha atual. Qual data devo colocar no fechamento?
Resposta: Mesmo que o colaborador tenha sido desligado antes de finalizar o período da folha, a data de fechamento continua sendo a mesma data de fechamento da folha de ponto.