O banco de horas é um sistema que permite compensar horas extras e ausências dentro de um período definido por acordo ou convenção coletiva. Ele registra os saldos de horas positivas (extras) e negativas (atrasos, faltas e saídas antecipadas), que podem ser compensados ao longo do tempo.
O fechamento do banco de horas ocorre ao final desse período e tem como objetivo zerar o saldo acumulado:
Se houver saldo positivo, as horas podem ser pagas em folha como horas extras.
Se houver saldo negativo, a possibilidade de desconto dependerá do que estiver previsto em acordo ou convenção coletiva.
O fechamento pode ser feito de duas formas:
Individual: colaborador por colaborador
Coletivo: grupos de colaboradores (ou todos) de uma única vez.
Importante: Antes de realizar o fechamento (individual ou coletivo), todos os espelhos de ponto devem estar aprovados.
Data de fechamento do banco
A data de fechamento deve sempre coincidir com o último dia do espelho de ponto da competência.
Exemplos
Período de apuração de 16 a 15
Fechamento em junho/2025 → Data: 15/06/2025Período de apuração de 01 a 30/31
Fechamento em agosto/2025 → Data: 31/08/2025
Passo a passo para fechamento individual
Acesse Apontamentos > Banco de horas.
Acesse o banco de horas do colaborador desejado.
Clique em Fechar banco.
Informar a data de fechamento (igual à do último dia da folha de ponto).
Clique em Encerrar banco.
O saldo do período ficará disponível em Extrato de fechamento.
Passo a passo para fechamento coletivo
Acesse Apontamentos > Banco de horas.
No menu lateral, clique em Fechamento do banco.
Informe a data de fechamento (igual à do último dia da folha de ponto).
Clique em Encerrar banco.
(Opcional) Aplicar filtros de departamento, empregador ou regra de ponto para fechar apenas de um grupo específico.
Após o processamento, será exibida a tela com os extratos dos saldos de todos os colaboradores.
Perguntas frequentes
Fechei o banco, mas o saldo de um colaborador está incorreto. Como ajustar?
Resposta: Acesse o banco de horas do colaborador, clique em Reverter fechamento do banco, ajuste os apontamentos e refaça o fechamento. O mesmo pode ser feito de forma coletiva.
Posso fazer o fechamento mesmo com folhas de ponto pendentes?
Resposta: Não é recomendado. Todas as folhas do período devem estar corrigidas e aprovadas antes do fechamento.O colaborador foi desligado antes de completar a folha atual. Qual data devo colocar no fechamento?
Resposta: A data de fechamento continua sendo a mesma do último dia da folha de ponto, mesmo que o colaborador tenha sido desligado antes.




