E aí, RH! Neste artigo, você aprenderá como utilizar o programa TWOez para upload automático dos colaboradores de sua empresa, visando criar e atualizar cadastros de colaboradores de uma forma rápida e fácil.
As planilhas enviadas devem seguir o mesmo modelo utilizado para importações manuais na TWO. Você pode conferir como criar o arquivo e quais colunas podem ser importadas clicando aqui.
Para realizar o processo de importação automática de colaboradores com o TWOez, é necessário que o programa já tenha sido instalado e configurado anteriormente. Você pode conferir como realizar a instalação clicando aqui.
Devido a necessidade de questões técnicas relacionadas a configuração de rede e conexões, pode se fazer necessário o auxílio do seu departamento de Infra/TI.
Importante: o processo desse artigo é válido para a versão 2025.0116.2150 ou superiores. Caso precise atualizar o TWOez em seu computador, realize o download da última versão clicando aqui.
Como configurar o upload automático de colaboradores?
O primeiro passo é definir se o upload deve utilizar a matrícula como chave primária.
Caso queira utilizar a matrícula como chave primária, acesse a aba Upload colaboradores e ative a opção Matrícula é Chave primária. Se quiser utilizar o e-mail como chave primária, mantenha a opção desativada.
Depois disso, é necessário modificar as configurações do TWOez e definir qual será a pasta de origem dos arquivos e a frequência com a qual o upload será realizado.
As duas configurações podem ser encontradas na aba Configurações.
Definindo a pasta de origem dos arquivos de colaboradores:
Clique no botão Alterar em frente ao campo Upload de colaboradores.
Na janela do Explorador de Arquivos, acesse a pasta desejada e clique no botão Selecionar pasta.
Clique no botão Salvar alterações no fim da página.
Definindo a frequência de upload automático de colaboradores:
Digite o valor desejado em minutos no campo em frente a Upload de colaboradores. Você também pode utilizar as setas do campo para aumentar ou diminuir esse valor.
Clique no botão Salvar alterações no fim da página.
Como ativar o upload automático de colaboradores?
Após configurar a pasta de origem e o intervalo de upload de colaboradores, acesse a aba Principal e ative a opção Habilitar timer.
Como acompanhar os upload de colaboradores realizados?
Você pode acompanhar os uploads de colaboradores realizados na aba Upload colaboradores.
Apenas uploads realizados durante a última execução do programa serão exibidos.
Também é possível visualizar todas as importações de colaboradores realizadas na clicando em Verificar importações de colaboradores na TWO.
Além disso, a aba também traz no topo da tela quando foi o último upload realizado e quando será realizado o próximo upload automático.
Como realizar o upload manual de colaboradores?
Além do upload automático, também é possível realizar o upload de colaboradores manualmente.
Na aba Upload colaboradores, clique no botão Importar colaboradores.
Os arquivos pendentes serão enviados ao sistema da TWO e movidos para outra pasta que armazena os arquivos já processados.
É importante notar que o próximo upload automático não será alterado, continuando agendado com a mesma data e hora.