Em algumas situações, o sistema TWO não processa automaticamente o espelho de ponto do colaborador.
Quando isso acontece, o espelho deve ser gerado manualmente para que o cálculo de horas, banco e registros da competência seja concluído corretamente. Este artigo explica por que isso ocorre, como identificar os colaboradores pendentes e como gerar os espelhos individualmente ou em lote.
Importante: Espelhos de ponto não processados não são considerados no cálculo da folha. Gerá-los é essencial para que os cálculos e apontamentos da competência do colaborador fique completa.
Quando o espelho de ponto não é processado automaticamente
O processamento automático ocorre quando o colaborador realiza pelo menos duas marcações de ponto no mesmo dia.
Mas o espelho poderá não ser gerado nas seguintes situações :
Colaborador ainda não registrou nenhum ponto na competência.
Colaborador em férias durante todo o período.
Colaborador afastado durante toda a competência.
Ainda não se passaram 24 horas desde que as duas marcações foram feitas.
Para resolver, basta gerar o espelho manualmente.
Onde localizar colaboradores sem espelho processado
Acesse Apontamentos > Folha de ponto do time.
Role a página até a seção Colaboradores sem folha de ponto processada.
Ali aparecerão todos os colaboradores que ainda não tiveram o espelho gerado automaticamente.
Como gerar o espelho de ponto manualmente
Acesse Apontamentos > Folha de ponto do time.
Role a página até a seção Colaboradores sem folha de ponto processada.
Encontre o colaborador desejado.
Clique em Gerar folha.
O espelho será processado e exibido na tela.
Como gerar espelhos de ponto em lote
Caso vários colaboradores estejam sem espelho processado, é possível gerar tudo de uma vez:
Acesse Apontamentos > Folha de ponto do time.
No menu lateral esquerdo, clique em Ações.
Selecione Reprocessar folhas.
No pop-up de confirmação, clique em Reprocessar folhas.
Aguarde o processamento (em média 1 hora para cada 1.000 folhas).
Dica: O reprocessamento não gera espelhos de colaboradores inativos ou configurados para não registrarem o ponto.
Perguntas frequentes
O espelho do colaborador recém-admitido não aparece. O que fazer?
Resposta: Verifique se ele está na seção Colaboradores sem folha de ponto processada na tela de Folha de ponto do time. Se estiver, clique em Gerar folha.
Não encontro o espelho de ponto de um colaborador. Onde verificar?
Resposta: Verifique se ele está na seção Colaboradores sem folha de ponto processada na tela de Folha de ponto do time. Se estiver, clique em Gerar folha.
Preciso gerar o espelho de todos os colaboradores da empresa?
Reposta: Não. Apenas para os casos em que o espelho não foi processado automaticamente. É recomendável gerar espelhos de colaboradores em férias ou afastados, pois isso documenta a ausência na competência.
Preciso gerar vários espelhos. É necessário fazer um por vez?
Resposta: Não. Use o processamento em lote: Apontamentos > Folha de ponto do time > Ações > Reprocessar folhas.




